segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

WWE Royal Rumble 2012



Um dos maiores PPV’s do ano, o início da “Road to Wrestlemania”, a sempre surpreendente e imprevisível Royal Rumble! E não, não se pouparam em surpresas. Com alguns combates também para encher o card, no geral, este Royal Rumble é mais um para ficar na memória por um longo tempo.


Daniel Bryan derrota Big Show e Mark Henry, num Steel Cage Triple Threat pelo World Heavyweight Championship e retém o título


Começa bem o PPV e temos logo um belíssimo combate para aquecer bem. Começa a noite e já a jaula é descida ao ringue para se disputar o World Heavyweight Championship. De forma pouco tradicional, é mesmo o World Champion Daniel Bryan o primeiro a entrar perante uma recepção mista – os PPV’s têm sempre a maior taxa de smarks e NUNCA esperem estes a odiar Bryan – e Big Show fica para último. O combate seria dedicado por Bryan a AJ. E mesmo que a rivalidade destes dois gigantes já se tenha estendido por longos meses, agora junta-se um dos melhores lutadores na companhia ultimamente. Havia tudo para fazer este combate resultar. E não desiludiu. Vários spots agressivos com bom uso das paredes da jaula. No final, após Mark Henry ficar arrumado com o soco de Big Show, Bryan rompe o pin e tenta fugir da jaula. O World Champion e Big Show estiveram no topo da jaula a batalhar, com Bryan quase a escapar e Show a impedir. Quando Daniel Bryan já estava completamente do lado de fora suspenso apenas por um braço seguro por Big Show, a força do gigante cedeu e Bryan caiu no exterior, vencendo e retendo o título. Que mantenha esse cinto por muito tempo e quem saberia… Talvez um pretendente a esse título se definisse essa noite…





Começa-se a promover a Wrestlemania e o seu já conhecido main event entre The Rock e John Cena. Acompanhada pelo tema oficial da Wrestlemania já anunciado – que é horrível, digo já de passagem – está uma montagem com vários momentos da carreira de John Cena: desde a adoração de fãs ao ódio. Ao fim e ao cabo, amor ou ódio por ele, o que fica é claro: pelo menos respeito pelo homem há-de se ter…

Beth Phoenix, Natalya e The Bella Twins derrotam Kelly Kelly, Eve, Alicia Fox e Tamina


Era para encher, mas desde que lutassem minimamente, eu já ficava relativamente satisfeito. E não é que o combate até durou uma boa porção de tempo? E todas as Divas tiveram direito ao seu momento, e nem foram breves Tags, todas as oito jovens conseguiram ter o seu tempo de ringue. Até Kelly Kelly teve direito a um spot aéreo em que derruba todas as restantes competidoras no exterior. No final, Beth Phoenix insere-se a ela mesma com um tag – que podia muito bem passar por uma lapada dada a uma adversária – numa das Bellas que estava legal. Glam Slam em Kelly Kelly e é a Divas Champion que se mantém no topo. Haveria alguma surpresa para ela em breve?


Para surpresa de muitos, Zack Ryder aparece no backstage, numa cadeira de rodas após o brutal ataque de Kane. Quem se dirige a ele é John Laurinaitis que, com o seu emprego por um fio, ofereceu a ajuda para tudo o que necessitasse. Quem não se convence é Eve que assim que lá chega culpa Laurinaitis pelo sucedido e admite desejar que no Raw, Triple H o despeça.

John Cena enfrenta Kane num no contest


Cena, para quem tinha feito uma cara como a que fez no último Raw ainda veio muito Cena. Kane veio tão intimidador como sempre. O combate esperava-se que fosse agressivo e com um descarregar de raiva mútuo com a rivalidade pessoal que ambos os veteranos desenvolveram. E foi, mas mais para Kane que dominou a maioria do combate. John Cena ainda activou a sua combinação de “Moves of Doom” mas Kane cancelou-os. Assim que ambos se encontram lá fora, pouco ou nada lhes importa vencer o combate e nenhum parece importado com a contagem do árbitro. Chega aos 10, ficando ambos desqualificados mas nem se parecem ter apercebido, a rixa estendeu-se até ao backstage, onde Kane tratou John Cena com mimos por uma cadeira de aço. Em seguida, o Big Red Monster apercebe-se que estava junto do camarim de Zack Ryder, onde tinha sido deixado no excerto anterior. Kane derruba a porta e ataca o indefeso Ryder e leva-o para o ringue na sua cadeira. No ringue continua a tortura ao lesionado Ryder até vir Eve tentar parar. O único que consegue é ver Ryder a sofrer um Tombstone Piledriver bem à sua frente seguido de um Chokeslam a John Cena que vinha recuperado tentar resolver alguma coisa mas também ficou a dormir. Mais uma vez, Zack Ryder a ter que ser retirado numa maca, enquanto a pobre Eve não contém o choro.




Semelhante ao clip a lembrar a carreira de Cena, agora era a vez de The Rock a ter um clip dedicado a si e à sua carreira desde os ringues ao cinema. Mais uma vez, a péssima música da Wrestlemania arranha ao longo de toda a montagem.

Brodus Clay derrota Drew McIntyre


Havia espaço para mais um combate curto e até fiquei contente por ver Drew McIntyre a ir ao ringue. Pena que não me ocorreu quem fosse o adversário… E era tempo de dança na arena assim que chegava o “Funkasaurus” Brodus Clay pronto para levantar o telhado ao recinto. Pormenor que gostei: McIntyre conseguiu uma razoável dose de ataque. Até agora o lutador com mais ofensiva a Brodus Clay. É claro que foi brutalizado pelos habituais moves de Clay, What the Funk e fica o combate feito.

CM Punk derrota Dolph Ziggler, pelo WWE Championship e retém o título


John Laurinaitis dirige-se ao ringue com a sua camisa de árbitro, pronto para ser o árbitro convidado como estava combinado. No entanto, o Interim GM diz que vai fazer o seu trabalho a partir do exterior enquanto um árbitro oficial faria o seu dentro do ringue. Óptimo, mais tempo dedicado ao wrestling entre os dois actuais melhores da companhia do que para truques de Laurinaitis. O único que o antigamente conhecido como Johnny Ace fez foi expulsar Vickie Guerrero do local, para dar a entender que ele era justo no seu trabalho e que não pretendia prejudicar CM Punk.


Entram os lutadores e eu já previa algo épico. O combate começou lentamente e com spots mais técnicos. Também procuraram equilibrar a acção e houve espaço tanto para Dolph Ziggler espalhar o seu exibicionismo como para CM Punk fazer pouco do mesmo. Vários falsos finais e excelente resiliência de Ziggler – que ao longo de todo o combate nos consagrou com os seus belíssimos sellings – perto do final ao sair de vários pins perigosos.



Instala-se a confusão quando há um choque com o árbitro que cai no exterior, magoado. Laurinaitis volta a sua atenção para o árbitro sem olhar para o combate e com isso perde duas situações de vitória para o WWE Champion – primeiro, Dolph a desistir perante um Anaconda Vice e segundo, um Roll-Up revertido de Punk que não viu contagem. Punk volta a virar a sua fúria para Laurinaitis que entra no ringue para o confrontar e deixar que o combate prossiga. Quando o Interim GM se dirige ao exterior do ringue, Punk posicionando Ziggler para um GTS, derruba Laurinaitis com as pernas de Ziggler. GTS aplicado e mais um pin não contado. Tecnicamente, Punk tinha derrotado Ziggler já 3 vezes. Assim que o árbitro vai recuperando, Punk prepara mais um GTS, mas Ziggler surpreende todos com uma espectacular inversão que quase lhe dava a vitória. Um pouco mais de acção e temos o terceiro GTS da noite, este sim para dar a vitória a Punk. Laurinaitis entra no ringue para contar em simultâneo com o árbitro e dar a vitória a CM Punk. Laurinaitis com um pouco de graxa para tentar manter o seu emprego…




30-Man Royal Rumble


Chegava o momento mais esperado. Não sabíamos o que esperar, não sabíamos que tipo de concorrentes teríamos, não sabíamos quem iria vencer – mesmo que os palpites fossem fortes. O único que sabíamos era o primeiro a entrar e a seguir mostro a lista ordenada de entradas, destinos dos participantes e pontos altos, tudo acompanhado de fotografias. Atentem nas surpresas!

1 – The Miz


O “Awesome One” conseguiu um trabalho impecável mesmo sendo o primeiro a entrar que está sempre em desvantagem. O ex-WWE Champion conseguiu aguentar até perto do fim ficando apenas a momentos dos 4 finais. Teve uma parte do combate fora do ringue, devido a um ataque de R-Truth que não o eliminou por ter sido por baixo da corda. Foi eliminado por Big Show.

2 – Alex Riley

Logo a seguir vem o ex-protégé de Miz, Alex Riley que ultimamente anda pelas amargas ruas do jobbing. A sua irrelevância actual notou-se no combate: foi eliminado pouco depois, ainda antes de entrar o terceiro participante. Má sorte para Riley.

3 – R-Truth

R-Truth venceu no Raw para que Miz ficasse com o primeiro lugar, mas ele não ficou muito longe. Esta entrada – com Riley já eliminado – permitiu que os dois rivais se pudessem confrontar de novo e batalhar mais um pouco. R-Truth foi eliminado pouco depois por The Miz, já quando mais alguns lutadores tinham entrado.

4 – Cody Rhodes

O Intercontinental Champion foi mais um que entrou mais cedo e teve uma excelente prestação. Teve um papel relevante na eliminação de alguns nomes mais lendários. Também ficou perto dos 4 finais, sendo eliminado por Big Show, ao mesmo tempo que The Miz.


5 – Justin Gabriel

Entra logo a seguir ao seu actual rival, Cody e ainda consegue os seus momentos. A sua estadia no combate, no entanto, não foi das mais longas e lucrativas e foi eliminado por uma das personagens mais caricatas que por aqui passou (vejam mais à frente).

6 – Primo

Primeira metade dos Tag Team Champions a entrar. Conseguiu pouco tempo na Rumble mas aproveitou-o para uns impressionantes spots atléticos. Deu um bom voo ao ser eliminado e foi o que entrou a seguir que o fez…

7 – Mick Foley


Primeiro grande pop do combate, quando a lenda do Hardcore Mick Foley entra na acção. Responsável pela eliminação de ambos os Tag Team Champions e participante no segmento de comédia que se deu no combate. Primeira “lenda” a ser eliminada por Cody Rhodes.

8 – Ricardo Rodriguez


Acho que esta foi a primeira surpresa da noite. Toca a música de Alberto del Rio e os mais ingénuos pensavam que o “Mexican Aristocrat” já estava de volta. Em vez disso é o seu ring announcer pessoal que vem num trambolho de carro e pronto para competir. Mais um a integrar o segmento de comédia. Foi o tal personagem que teve a honra de eliminar Justin Gabriel com uma ajudinha de Mick Foley. Quem não o poupou foi Santino Marella.

9 – Santino Marella

O outro dos três a participar no segmento de comédia. Após eliminar Rodriguez teve um confronto com Foley… O entusiasmante “Cobra vs Mr. Socko”! Mais de um segundo, como já lhe aconteceu, ele durou mas Cody Rhodes não o deixou andar lá por muito tempo…


10 – Epico

A outra metade que restava dos Tag Team Champions. Saiu tão depressa como entrou. Pelo caminho pôde sentir o poder das duas “meias do poder” que lá o esperavam. A “Cobra” de Santino e o “Mr. Socko” de Foley. Foi este último quem o eliminou.

11 – Kofi Kingston

Talvez não se esperasse que fosse Kofi Kingston que viesse a ter um dos maiores momentos de toda a Rumble. Após uma tentativa de eliminação por The Miz, Kofi salva-se com as mãos… Fazendo o pino no exterior e caminhando com as mãos até o degrau para poder continuar o combate! Espectacular momento podendo ficar a par – ou superando – o desenrascanço de John Morrison na Rumble passada. Ainda aguentou um bom tempo até ser eliminado por Sheamus.

12 – Jerry Lawler


Mais uma surpresa. Toca a música de King e o Hall of Famer levanta-se da sua mesa de comentários equipado pronto a participar, para escândalo de Michael Cole. Lawler ataca o seu antigo rival, The Miz, mas durou pouco tempo. Rapidamente se junta à lista de “lendas” eliminadas por Cody Rhodes. Aí, Cole já ficou mais contente.

13 – Ezekiel Jackson

Um dos concorrentes maiores e com mais massa muscular, o intimidador Ezekiel Jackson que ataca de imediato Rhodes com quem já teve problemas. A sua estadia não foi nem muito longa nem muito notável e acabou sendo eliminado por um retornado…

14 – Jinder Mahal

Mahal ainda tentou empatar algum tempo antes de entrar, mas com pouco sucesso, a sua estadia foi muito curta devido a quem entrava a seguir, que regressava após alguns meses de ausência mas que ainda se lembrava bem dele…

15 – The Great Khali


O gigante de Punjabi regressa após meses fora e como bem nos lembramos o seu último rival foi Jinder Mahal. Logo, a primeira “missão” de Khali foi eliminá-lo. Para além de Mahal também foi ele o responsável pela eliminação de Ezekiel Jackson. Parecia um dos maiores obstáculos para todos os participantes. No entanto a sua sorte ficou interrompida assim que foi eliminado por Cody Rhodes.

16 – Hunico

Acompanhado por Camacho que o observou e apoiou do lado de fora, Hunico veio para tentar a sua sorte. Teve alguns momentos de visibilidade e ainda aguentou algum tempo, mesmo que não conseguisse eliminar ninguém. Quem o eliminou veremos mais à frente…


17 – Booker T

Outro comentador que levava o seu equipamento por baixo da fatiota e em vez de vir da rampa, levantou-se da mesa de comentários. Não foi tão surpreendente como o seu regresso no ano passado, mas certamente que foi agradável e ainda conseguiu um bom pop. Atacou de imediato Cody Rhodes mas não teve sucesso em eliminá-lo ou em eliminar qualquer outro. No final, ficou mais uma lenda eliminada por Cody. Ainda aguentou algum tempo – mais que no ano passado…

18 – Dolph Ziggler

Nova chance para Ziggler após não suceder em tornar-se WWE Champion anteriormente. Vinha acompanhado por Vickie que também o ficou a apoiar, da parte de fora. Aguentou um bom tempo e apenas teve uma eliminação – e que eliminação foi essa! Ficou bastante perto dos quatro finais, aliás, foi o último a sair antes dos quatro finais. Tal como Miz e Rhodes, foi varrido por Big Show.

19 – Jim Duggan


Surpresas, regressos, participações passageiras, chamem-lhes o que quiser. O certo é que assim que entra o Hall of Famer, o “Hacksaw”, vencedor da primeira Royal  que entra o Hall of Famer, o “Hacksaw”, vencedor da primeira Royal Rumble de sempre, a audiência saltou dos seus assentos. Também eu. A sua passagem não seria para durar muito, mas apenas para ter o seu momento, assim que espalha a sua excelência, o mítico cai nas garras de… Exactamente, Cody Rhodes! Mais uma lenda na lista negra de Rhodes.


20 – Michael Cole

Ora porra! Os 3 comentadores a participar. Pior: Michael Cole a participar! Outro que levava a sua ridícula fatiota de competição por baixo do fato e que subiu ao ringue apenas para fazer figura de urso. Quem o eliminou foram basicamente os seus companheiros Booker T e Lawler que se levantaram de propósito para o derrubar quando este se encontrava na beira. Mas tecnicamente foi outra pessoa que o eliminou… E quem melhor para o fazer do que…

21 – Kharma


Posso afirmar que esta foi a maior surpresa da noite! Especulava-se se Kharma regressava após a sua gravidez ainda a tempo da Wrestlemania para uma épica feud com Beth Phoenix. Mas nem disso havia a certeza. O que ninguém esperava era que regressasse na Royal Rumble! Com certeza, a causa do maior salto que dei na cadeira enquanto assistia. Kharma junta-se a Chyna e Beth Phoenix como as 3 únicas participantes femininas no Royal Rumble! Na sua passagem, foi ela quem escorraçou Michael Cole – que quase mudava a cor da sua ring attire laranja para outra mais escura… - e também a responsável pela eliminação de Hunico que saboreou bem o chão com a força bruta desta assustadora mulher. No entanto, os seus momentos altos não se ficavam por aqui e o seu belíssimo finisher tinha que ser aplicado em alguém. Ninguém melhor para o serviço do que o melhor seller da casa: Dolph Ziggler. Lindíssimo de se ver, no entanto, Ziggler assim que recupera, não perdoa e elimina a forte Diva da competição. Um dos pontos mais altos de todo o combate, esta participação.


22 – Sheamus

Como seria de esperar, o Great White ficaria pelo menos para os últimos 10 ao entrar. A sua entrada faz-se sentir com ataques a praticamente todos os que esperavam no ringue. Eliminou Kofi Kingston e foi um dos célebres quatro últimos sobreviventes…

23 – Road Dogg


Levantem-se todos outra vez e rebentem com a arena: mais um veterano regressa! Road Dogg Jesse James, bem familiarizado com a Attitude Era, regressa ao ringue pelo menos por uma noite, após uma breve passagem pelos Slammys onde presenteou CM Punk com um “Pipebomb of the Year”. O ex-D-Generation X – que ele levava na sua T-shirt – ainda conseguiu o seu tempo de brilho, mesmo sem conseguir eliminar ninguém. Provavelmente foi o único Superstar “lendário” a safar-se das garras de Cody Rhodes. Foi, no entanto, Wade Barrett quem tratou do assunto.

24 – Jey Uso

Até me surpreendeu que deixassem um Superstar do calibre mais baixo para entrar tão perto do fim. Única metade da Tag Team dos Usos, foi acompanhado pelo seu irmão apenas até à rampa, daí para a frente partiu sozinho. Apesar de aguentar algum tempo, não fez muito para além de número no ringue. Foi uma das vítimas que simplesmente se atravessou no caminho de Randy Orton quando este entrou imparável…

25 – Jack Swagger

Vinha o United States Champion que entrava numa posição mais privilegiada que o outro campeão do “upper mid card” Cody Rhodes. Mas nem por isso teve um melhor desempenho que ele. Nem que o seu próprio parceiro. Acabou por ser eliminado por Big Show e ainda leva um prémio: um dos mortíferos socos de Show.

26 – Wade Barrett

Com novo tema de entrada, vinha um dos que mais potencial para ganhar tinha. No entanto, durou menos que o que merecia – pelo menos calibre para os quatro finais tinha. Mas assim que o seu arqui-rival Randy Orton vem cheio de gás, Barrett cai vítima de um RKO e da seguida eliminação. Antes disso ainda conseguiu eliminar Road Dogg.


27 – David Otunga

O “número da sorte”, o curioso número que mais vitórias deu até agora ficou guardado para… David Otunga. Ou seja, já sabíamos que este ano o número 27 ia ter ovo. E realmente não me lembro assim de muito mais que Otunga tenha feito para além de voar lá para fora após arremesso de Chris Jericho…

28 – Randy Orton


Orton estava em casa e pronto para levantar traseiros dos bancos. Veio cheio de gás e com a sua habitual “persona” de “Viper”, não havia quem o parasse. Jey Uso e Wade Barrett foram logo eliminados por Randy. Foi um dos quatro finais…

29 – Chris Jericho


E aí vinha ele! Em acção no ringue pela primeira vez em 2 anos, após várias semanas de “trolling” no Raw, Y2J estava de volta ao wrestling e em forma física impecável. De imediato mandou Otunga para casa e uma das principais apostas para vencer o combate parecia encaminhado para tal, pois sobreviveu até ser um dos quatro finais…

30 – Big Show


O último a entrar, com uma nova oportunidade após falhar na sua tentativa logo ao início com Daniel Bryan. Mark Henry lesionado e o posto fica para Show que assim que entra faz uma limpeza: Jack Swagger, The Miz, Cody Rhodes e Dolph Ziggler são logo varridos antes de chegarmos aos 4 finais. Dos quais, claro, Big Show já tinha integrado…

Concentro-me agora nos 4 sobreviventes finais que nem eram dos que estavam mais cansados: os 3 últimos a entrar e Sheamus que também fazia parte dos últimos 10. Como é tradicional assim que sobram os últimos, cada um se dirige a um canto para análise dos adversários. Entre aqueles quatro estaria o grande vencedor!

Primeiro acordo a que todos chegam: tratar primeiro de Big Show, o maior e mais pesado que ali estava. Sheamus e Randy Orton são quem os levam às cordas e é Orton quem completa o trabalho ao virar Show para o exterior. Big Show já não venceria. Mas muito rapidamente, Chris Jericho aproveita essa distracção de Orton e elimina-o a ele. Randy Orton, outra grande aposta do povo, também ficara para trás. Sheamus ou Jericho, um deles garantiria o seu lugar no main event da Wrestlemania.


Os seguintes minutos entre estes dois foram extremamente empolgantes e a emoção e dedicação com que estes dois se dedicaram e se tentavam eliminar fizeram deste momento final quase suficiente para ser um excelente combate por si só. Por muitas vezes que parecia que víamos tanto um como outro lá fora. Jericho chegou a ficar a centímetros do chão.


A tensão aumenta e assim que Chris Jericho evita ser eliminado, no momento em que se vira, já tinha um Brogue Kick a ser-lhe aplicado. E para quem apostava em Jericho e sonhava com Y2J a vencer, esses sonhos estatelaram-se no chão ao mesmo tempo que o corpo de Jericho bate no chão do exterior. Estava definido o grande vencedor da Royal Rumble e era, nada mais, nada menos do que o Great White!



Sheamus vence a Royal Rumble!


Excelente PPV com acção sempre de topo e com surpresas e muitos momentos a fazer-me saltar da cadeira. Esperemos que toda a “Road to Wrestlemania” que acaba de começar oficialmente seja tão excitante com foi este Royal Rumble…

Eliminações

Cody Rhodes: 6
Big Show: 4
Randy Orton: 3
Mick Foley: 3
Sheamus: 2
Chris Jericho: 2
Kharma: 2
The Great Khali: 2
The Miz: 2
Wade Barrett: 1
Dolph Ziggler: 1
Santino Marella: 1
Ricardo Rodriguez: 1

Notas:

- Mark Henry alegadamente sofreu uma lesão legítima, no entanto competiu. E já não é primeira vez que o faz. Quer gostem de Henry ou não, facto é que mostra ser um grande profissional respeitável.

 - É possível que no tempo deste combate de Divas desse para meter todos os que houveram no Raw e no Smackdown e ainda sobrava muito tempo.

- E terá então Beth Phoenix uma nova candidata ao título em Kharma? Se assim for, estou preparado para competição feminina de alta qualidade.

- Se John Cena há meses que anda-se a ver à rasca para sair por cima em qualquer situação, é porque tem que haver uma grande mudança à porta… Se não for então é só idiotice…

- Estranho momento em que Laurinaitis consegue pop quando expulsa Vickie…

- Se contarmos todas as vitórias que Ziggler tem sobre Punk nas últimas semanas e se contarmos todas as vitórias que Punk deveria ter tido neste combate, ficam empatados 4-4…

- Esqueçam o Randy Orton, nesta Royal Rumble, Cody Rhodes é que foi o verdadeiro “Legends Killer”!

- Então… Os 3 comentadores estavam equipados para lutar e nenhum deles tinha notado nos outros? O Cole e o Booker pelo menos tinham o fato por cima, mas o Jerry nem isso!

- Eu era o único a achar que o Khali já se tinha ido definitivamente?

- Muitos poucos jobbers participaram para encher. Ou seja, o “plantel” do NXT nem um cheirinho disso teve.

- Se somarem o combate “Punk vs Ziggler” mais o tempo que Dolph esteve na Rumble, notam que Ziggler não brinca propriamente em serviço…

- Ricardo Rodriguez com recepção de Face… Veremos quando é que isso acontece outra vez…

- Homens de destaque: Cody Rhodes com maior número de eliminações (6); The Miz com mais tempo conseguido em ringue (45 minutos)

Vídeos


Download


Sem comentários:

Enviar um comentário